Alunos de Bagé e Aceguá recebem netbooks

Província de São Pedro

Alunos de Bagé e Aceguá recebem netbooks

 

Sanara Goggia, aluna da 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Edisson Heraclito Cerezer, no município de Bagé estava radiante com seu novo netbook. Ela é uma das alunas beneficiadas com o Projeto do governo do Estado Província de São Pedro – Santa Tecla, que destina um computador por aluno e professor. “Será bem importante para fazer nossos trabalhos, afinal podemos ficar com o net por quatro dias e depois ficar renovando”, disse a menina. Sanara foi uma das estudantes que recebeu o equipamento na manhã desta quinta-feira (26), em cerimônia que marcou o início do projeto no Estado.

Presente no evento, o governador Tarso Genro lembrou que o projeto foi anunciado durante a Interiorização do governo em Bagé, no dia 1º de julho de 2011, e reafirmou que Educação é prioridade em seu governo, e a modernização tecnológica é uma das principais ações nesta área. “Investir nas novas tecnologias é abordar uma nova forma de cultura, utilizando um instrumento de comunicação, inserção e transformação social. Assim, valorizamos a individualidade de nosso aluno, na coletividade mais criativa, mais viva e mais moderna”, disse.

O secretário Azevedo explicou a origem do nome do projeto Província de São Pedro – Santa Tecla. “Trabalhamos com nomes regionais que vinculam a história local às grandes transformações de conteúdo global. Somos o hoje, mas precisamos entender o passado para conquistarmos o futuro’, finalizou.

A Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Aceguá realizou cerimônia semelhante para seus alunos. Na ocasião, também, foi lançada a Infovia RS, projeto de banda larga de alta velocidade da Procergs.

Números
Ao todo serão distribuídos 7.500 equipamentos, em 23 escolas estaduais de ensino fundamental de Bagé e Aceguá. A Seduc está investindo um total de R$ 5,3 milhões na aquisição dos netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores.

Parceiro pedagógico
Com os computadores, a secretaria não pretende substituir o professor, mas sim, fortalecer o trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes. “Estamos oportunizando a apropriação cultural digital, linguagens e raciocínios na formação inicial da escolarização de nossas crianças, garantindo tecnologia acessível com conectividade de internet, proporcionado autonomia individual do aluno”, explicou Azevedo.

O projeto está tendo o acompanhamento do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS). Em breve será assinado um convênio de parceria com a ONG OLPC (One Laptop Per Child), que acompanha a implantação do projeto um computador por aluno em todo o mundo e que será a agenciadora de inovações no trabalho pedagógico.

O próximo município a receber o Província de São Pedro – Palomas, é Santana do Livramento, previsto para agosto.

Também participaram do ato os secretários da Agricultura, Luis Fernando Mainardi, Geral de Governo, Miriam Marroni, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, de Turismo, Abgail Pereira, o diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão digital, Carlos Barrey, o presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistapasse, a titular da 13ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Nádia La Bella e o prefeito de Bagé, Dudu Colombo.

 

Glauber Gularte Lima, apresenta o “província” para diretores de escolas de Santana do Livramento.

 

Sant´Ana do Livramento / RS – a próxima cidade a receber o Projeto Província de São Pedro – Palomas.

 

Sobre Carlos Susviela

Programador WebDeveloper (Sistemas e páginas internet) Técnico Informática --------------------------- Torcedor: S.C. Internacional / RS / Brasil
Esse post foi publicado em Computadores e a Internet, Educação e Conhecimento. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s