Periféricos: Impressoras e Monitores

Trabalho: Periféricos

IMPRESSORA – Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.
Classificação: São classificadas em dois grupos mono-cromáticas e coloridas.
Tipos de impressora

Impressora matricial: As impressoras de impacto baseiam-se no princípio da decalcação, i.e., ao colidir uma agulha ou roda de caracteres contra um fita de tinta dá-se a produção da impressão.

Impressora de jato de tinta: Essas impressoras imprimem através de um cartucho de tinta que vai de 3 à 30 ml. Algumas têm uma ótima qualidade de impressão quase se igualando às de Laser. São as impressoras mais utilizadas.

Impressora a laser: As impressoras a laser são o topo de gama na área da impressão e seus preços variam enormemente, dependendo do modelo. São o método de impressão preferencial em tipografia e funcionam de modo semelhante ao das fotocopiadoras.

Impressora térmica: Embora sejam mais rápidas, mais econômicas e mais silenciosas do que outros modelos de impressoras, as impressoras térmicas praticamente só são utilizadas hoje em dia em aparelhos de fax e máquinas que imprimem cupons fiscais e extratos bancários. O grande problema com este método de impressão é que o papel térmico utilizado desbota com o tempo, obrigando o utilizador a fazer uma fotocópia do mesmo.

Plotter:As plotters são especializadas em desenho vectorial e muito comuns em estúdios de arquitectura e CAD/CAM.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora
MONITOR DE VÍDEO

O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao usuário através da imagem, estimulando assim a visão.
Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são: CRT, LCD, PLASMA e LED.

Tipos de monitores / tecnologia

Monitor CRT 

Os monitores  CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor “tradicional”, em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.

Monitor de Plasma

Os monitores de plasma operam com milhares de micro células que reagem de maneira independente aos estímulos elétricos, sendo que cada uma delas possui como sua própria fonte emissora de luz e dispensa iluminação central. Por este motivo as televisões de plasma são capazes de produzir grandes contrastes, brilho acentuado, tempo de resposta menor e cores mais ricas. Entretanto, possuem um custo mais elevado e alguns modelos sofrem com o burn-in.

Monitor de LCD

O mecanismo básico de um monitor de LCD consiste em incidir uma determinada iluminação sobre uma tela de cristal líquido. Através de diferentes comportamentos do cristal, as imagens são produzidas por uma única fonte luminosa. Desta forma os monitores de LCD são incapazes de produzir uma grande variedade de cores e a tecnologia perde em resolução, brilho e contraste para os televisores de plasma, mas leva a melhor na vida útil do aparelho.

Monitor de LED

Já os painéis LCD com retro iluminação LED, ou monitor LED, usam o mesmo mecanismo básico de um LCD mas com iluminação LED. Ao invés de uma única luz branca que incide sobre toda a superfície da tela, encontra-se um painel com milhares de pequenas luzes coloridas e independentes que acendem e geram a imagem. É mais ou menos como aplicar uma tecnologia similar ao plasma a uma tela de LCD.
Principais características técnicas

Para a especificação de um monitor de vídeo, as características técnicas mais relevantes são:
Luminância;
Tamanho da tela;
Tamanho do ponto;
Temperatura da cor;
Relação de contraste;
Interface (VGA, usualmente);
Frequência de sincronismo horizontal;
Frequência de sincronismo vertical;
Tempo de resposta; e Freqüência de atualização da imagem

Conclusão:

Com a tecnologia do monitor LED, chegou-se a melhor qualidade de imagem já obtida até hoje em todos os quesitos. A tecnologia LED permite uma incrível gama de cores, além do negro profundo e do branco puro, coisas não alcançadas pela tecnoligia LCD

Quando os quesitos são o brilho e contraste, os televisores de LED também são muito superiores. Para se ter uma idéia, a tela de LED consegue níves de contraste de pelo menos 3.000.000:1 contra o máximo de 1.000.000:1 da Plasma e 30.000:1 da LCD.

E se você já pensava que os monitores de Plasma ou de LCD eram finos, isto também foi superado pela espessura de 1 polegada que os modelos LED possuem.

Além disso, a iluminação LED permite que seu consumo seja reduzido a 40%, pois somente as áreas necessárias da tela são acesas, não utilizam mercúrio em sua composição e ainda contam com uma vida útil maior que os monitores convencionais e . Mesmo que você esteja preocupado apenas com o meio ambiente, os televisores de LED continuam sendo o maior referencial em tecnologia.

Como escolher
Escolher um monitor de computador é uma tarefa bem simples. Inicialmente, o usuário precisa avaliar alguns fatores antes de efetuar a compra, levando em conta principalmente as atividades que realiza no seu dia a dia. Eis os aspectos primordiais para a compra de um monitor:

– Tamanho
– Resolução
– Conexões HDMI
– Contraste
– Tipos de monitor
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100329160352AAyie2a

 

Sobre Carlos Susviela

Programador WebDeveloper (Sistemas e páginas internet) Técnico Informática --------------------------- Torcedor: S.C. Internacional / RS / Brasil
Esse post foi publicado em Hardware, IFSul - Informática para internet. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s