Instituto Federal sul-rio-grandense (Sant´Ana do Livramento)

O Campus Avançado Santana do Livramento

Histórico

Em setembro de 2006, foi estabelecida a relação entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Consejo de Educación Tecnico Profesional – Universidad del Trabajo del Uruguay (CETP-UTU) em reunião realizada na cidade de Montevidéu – Uruguai com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Foi identificada a necessidade do fortalecimento da oferta de educação técnica profissional na região de fronteira. Definiram-se ações de intercâmbio entre o Brasil e o Uruguai objetivando o fortalecimento institucional do CETP-UTU nas áreas de indústria, energia e meio ambiente.

Em março de 2007, os cursos de capacitação envolveram docentes do IFSul e mais de 100 servidores do CETP-UTU nas cidades da região de fronteira Brasil/Uruguai.

Em julho de 2008 ficou definida a área de meio ambiente para proposta de novo projeto via ABC-SETEC/MEC.

Em junho de 2009, na reunião anual de Alto Nível Brasil-Uruguai para o Desenvolvimento da Região de Fronteira, a partir da avaliação positiva dos projetos de capacitação financiados pela ABC, a SETEC/MEC apresentou proposta de desenvolvimento de projetos de cursos técnicos binacionais fronteiriços pela rede federal, em parceria com outras instituições de ensino.

Em agosto de 2009, com a apresentação de diagnóstico de demanda/oferta laboral pelo Observatório Nacional do Mundo do Trabalho da Educação Profissional e Tecnológica – Núcleo Regional de Observação/Sul, definiram-se os cursos binacionais a serem ofertados. Na cidade de Rivera, Controle Ambiental, sob responsabilidade do CETP-UTU, e em Sant’Ana do Livramento, Informática para Internet, sob responsabilidade do IFSul.

Em 2010, começa a efetivar-se a implantação do Campus Avançado Santana do Livramento. Em janeiro, foram liberadas vagas para realização de concurso e contração dos primeiros oito docentes e dois técnicos-administrativos. Em abril, ocorreu a nomeação do diretor do campus avançado. Em agosto foi contratado o primeiro professor e em outubro chegaram os demais docentes.

Em 20 de outubro de 2010 foi realizado o Lançamento dos Cursos Técnicos Binacionais, com a assinatura da Ata de Entendimento entre o IFSul e CETP-UTU.

Cursos Técnicos Binacionais

No Campus Avançado Santana do Livramento, será oferecido o curso técnico em Informática para Internet – forma subsequente, sendo ofertadas 40 vagas (20 no turno da tarde e 20 no turno da noite). Dessas vagas, serão destinados 50% para alunos brasileiros e 50% para alunos uruguaios.

Na Escola Técnica Superior de Rivera, será oferecido o curso técnico em Controle Ambiental, sendo ofertadas 30 vagas no turno da noite (50% das vagas para uruguaios e 50% para brasileiros).

Esses cursos técnicos caracterizam-se como binacionais, em função de terem sido organizados de forma conjunta IFSul e CETP-UTU.

Processo Seletivo

O IFSul ficará responsável pela seleção dos alunos brasileiros e a UTU pelos alunos uruguaios.

Funcionamento

O Campus Avançado Santana do Livramento tem sua sede administrativa provisória na prefeitura da cidade de Sant’Ana do Livramento

Em 2011, as aulas do Curso Técnico de Informática para Internet ocorrerão em local a ser definido.

Início dos cursos

O começo dos cursos está previsto para março de 2011.

Escolas de Educação Profissional de Fronteira

O Projeto das Escolas de Educação Profissional de Fronteira, da SETEC/MEC, visa ofertar Educação Técnica à população das cidades fronteiriças, com o intuito de promover o desenvolvimento local e incentivar a integração do Brasil e dos demais países da América do Sul.

A meta é auxiliar no desenvolvimento local por meio da criação dos cursos técnicos, de acordo com a demanda local, levando em consideração os aspectos particulares de cada região.

 DIRETOR DO CAMPUS AVANÇADO SANT’ANA DO LIVRAMENTO
Alessandro de Souza Lima

COORDENADOR DE ESTRUTURA FÍSICA
Miguel Norberto da Silva Pinto

COORDENADOR DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
César Augusto Azevedo Nogueira

Fonte:
http://www.ifsul.edu.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=778&Itemid=423

Sobre Carlos Susviela

Programador WebDeveloper (Sistemas e páginas internet) Técnico Informática --------------------------- Torcedor: S.C. Internacional / RS / Brasil
Esse post foi publicado em Educação e Conhecimento. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s