Usando o comando PING

 
Usando o comando ping
Se você estiver com problemas de conectividade, será possível usar o comando ping para verificar o endereço IP de destino a ser alcançado e gravar os resultados. O comando ping exibe se o destino respondeu e quanto tempo demorou para receber uma resposta. Se houver um erro na remessa ao destino, o comando ping exibirá uma mensagem de erro.
 
Você pode utilizar o comando ping para:

• Efetuar ping do seu computador (por endereço e não por nome do host) para determinar se o TCP/IP está funcionando. (Ping do computador não verifica se sua placa de rede está funcionando.)

 

•Efetuar ping do roteador local para determinar se o roteador está em execução.

•Efetuar ping além de seu roteador local.

 

Esta tabela mostra algumas opções úteis do comando ping.
 
Opção:                 Use:
-n quantidade       Determina o número de solicitações de eco a enviar. O padrão são 4 solicitações.
-w Tempo_Limite   Permite ajustar o tempo limite (em milissegundos). O padrão é 1.000 (um tempo limite de 1 segundo).
-l Tamanho           Permite ajustar o tamanho do pacote de ping. O tamanho padrão é 32 bytes.
-f                       Ativa o sinalizador de não-fragmentação no pacote. Por padrão, o pacote de ping permite fragmentação.
Para verificar a conectividade utilizando o comando ping, digite, no prompt de comando, digite ping e o endereço IP que deseja alcançar.
 
Uma resposta de "Rede de destino inacessível" significa que não havia rota para o destino. Você precisa verificar a tabela de roteamento no roteador listado no endereço "Resposta de" na mensagem "Rede de destino inacessível".
 
A resposta "Esgotado o tempo limite do pedido" significa que não houve resposta ao comando ping no período de tempo padrão (1 segundo). Você pode verificar o seguinte:
 
• Um roteador está inoperante.  Para verificar os roteadores no caminho entre a origem e o destino, use o comando tracert. Para obter mais informações, consulte Usando o comando tracert.
 
• O host de destino está inoperante. Verifique fisicamente se o host está executando ou verifique a conectividade através de outro protocolo.
 
• Não existe uma rota de volta ao seu computador. Se o host estiver executando, você pode verificar se existe uma rota de retorno, exibindo o gateway padrão e a tabela de roteamento local no host de destino.
 
• A latência da resposta é de mais de um segundo. Use a opção -w no comando ping para aumentar o tempo limite. Por exemplo, para permitir respostas em 5 segundos, use ping –w 5000.

Testando conexões usando ping

 
O comando ping ajuda a verificar a conectividade no nível IP. Ao solucionar problemas, você pode usar ping para enviar solicitações de eco ICMP para um nome de host de destino ou endereço IP. Use ping sempre que precisar verificar se um computador host pode conectar-se à rede e a recursos de rede TCP/IP. Você também pode usar o ping para isolar problemas de hardware de rede e configurações incompatíveis.
 
Geralmente, o mais indicado é verificar se existe uma rota entre o computador local e um host de rede usando primeiro o comando ping e o endereço IP do host da rede a qual você deseja conectar-se. Tente fazer o ping do endereço IP do host de destino para ver se ele responde da seguinte maneira:
 
ping Endereço_IP
 
Execute as seguintes etapas ao usar ping:
 
1.Faça o ping do endereço de auto-retorno para verificar se o TCP/IP foi configurado corretamente no computador local.
ping 127.0.0.1
 
2. Faça o ping do endereço IP do computador local para verificar se ele foi adicionado à rede corretamente.
ping Endereço_IP_do_host_local
 
3. Faça o ping do endereço IP do gateway padrão para verificar se o gateway padrão está funcionando e se você consegue comunicar-se com um host local da rede local.
ping Endereço_IP_do_gateway_padrão
 
4. Faça o ping do endereço IP do host remoto para verificar se você consegue comunicar-se através de um roteador.
ping Endereço_IP_do_host_remoto
 
O comando ping usa a resolução de nome do estilo Windows Sockets para resolver um nome de computador para um endereço IP; portanto, se fazer o ping por endereço der certo, mas por nome não funcionar, o problema está no endereço ou na resolução de nome e não na conectividade de rede.
 
Se você não puder usar ping com sucesso em nenhum ponto, confirme o seguinte:

• Se o computador foi reiniciado após a configuração do TCP/IP.
• Se o endereço IP do computador local é válido e aparece corretamente na guia Geral da caixa de diálogo Propriedades do Protocolo Internet (TCP/IP).
•Se o roteamento IP está ativado e o vínculo entre os roteadores está funcionando.

 

Você pode usar opções diferentes com o comando ping para especificar o tamanho dos pacotes a serem usados, quantos pacotes serão enviados, se a rota usada deve ser registrada, o valor de tempo de vida (TTL) a usar e se deve ser definido o sinalizador de não fragmentação. Você pode digitar ping –? para ver essas opções.
 
O exemplo a seguir ilustra como enviar dois pings, cada um com tamanho de 1.450 bytes, ao endereço IP 131.107.8.1:
 
C:\>ping -n 2 -l 1450 131.107.8.1 Ping 131.107.8.1 com 1450 bytes de dados:
Resposta de 131.107.8.1: bytes=1450 time<10ms TTL=32 Resposta de 131.107.8.1: bytes=1450 time<10ms TTL=32
Estatísticas de ping para 131.107.8.1: Pacotes: Enviados = 2, Recebidos = 2, Perdidos = 0 (0% de perda), Tempo de resposta aproximado em milissegundos: Mínimo = 0ms, Máximo =  10ms, Média=  2ms
 
Por padrão, o ping espera 4.000 ms (4 segundos) por resposta a ser retornada antes de exibir a mensagem Tempo limite do pedido esgotado. Se o sistema remoto que está sendo submetido a ping está do outro lado de um link com grande atraso, como um link de satélite, as respostas podem demorar mais para serem retornadas. Você pode usar a opção –w (espera) para especificar um tempo limite mais longo.
 
 
Carlos Alberto Nunes Susviela
Sant´Ana do Livramento – RS
 
 

Sobre Carlos Susviela

Programador WebDeveloper (Sistemas e páginas internet) Técnico Informática --------------------------- Torcedor: S.C. Internacional / RS / Brasil
Esse post foi publicado em Internet - Segurança. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s